Deus e o Diabo na Ciência actual

A história da mitologia aponta para uma dualidade fundamental entre deus e o diabo. Dizem que deus é o rei dos céus, do espaço e da eternidade temporal. O diabo é o rei do inferno, do fogo e da temperatura infernal. Se o espaço e o tempo se associam com a velocidade de mobilidade, o fogo e a temperatura associam-se com o calor e a energia térmica. Em ciência, as grandezas fundamentais também se associam dualisticamente: o comprimento, a massa, o tempo e a quantidade de matéria, estão próximos do conceito e atributos de deus; por outro lado a intensidade da corrente eléctrica, a intensidade luminosa e a temperatura termodinâmica, estão próximas do conceito e atributos do diabo. Deus e o Diabo são os fundamentos da mitologia religiosa. As grandezas fundamentais são os fundamentos da ciência física. Os cientistas, com a metodologia experimental e a produção de conhecimentos, conseguiram limitar o poder e as capacidades mitológicas de deus e do diabo. Einstein quando afirmou que a luz era a velocidade máxima possível, automaticamente limitou os poderes de deus. Deus, rei do espaço e do tempo, com todos os seus poderes, consegue viajar a qualquer velocidade, desde que não ultrapasse a da luz.
Kelvin com a sua escala de temperatura absoluta determinou que o zero absoluto de temperatura limita os poderes do diabo. Diabo, que no seu reino de fogo do inferno, tem todos os poderes, consegue alterar o frio e o calor dos corpos, desde que não ultrapasse o zero absoluto de temperatura.
Os fenómenos relacionados com a temperatura e o espaço, impressionaram intensamente o homem primitivo que com os tempos criou entidades mitológicas; a evolução científica limitou essas entidades; o futuro do conhecimento ultrapassará a ciência com conceitos aparentemente díspares e irracionais mas cuja funcionalidade técnico-prática será aproveitada com benefício para o ser humano e a vida.
                            Doutor Patrício Leite, 20 de Dezembro de 2014