Teoria das partes e o fim do universo

Não é possível conhecer a origem ou princípio da imensidão, pois na imensidão não existe princípio nem origem; o princípio surge depois. A teoria das partes admite que na imensidão existem imensas partes separadas. Entre as várias partes separadas da imensidão, existem sete que se vieram a encontrar e constituir o nosso universo com as respectivas grandezas fundamentais, são elas: espaço, tempo, massa, temperatura, luz e electricidade; a quantidade de matéria também, mas esta refere-se a um princípio organizacional que dualisticamente coloca em contacto observador e observado, alterando simultaneamente a ambos.
As outras imensas partes da imensidão continuam separadas, ou então, algumas poder-se-ão ter parcialmente juntado e constituído imensos outros universos, nossos desconhecidos. Também, ao universo nosso conhecido, poder-se-ão vir a juntar outras partes que, no encontro, o alterarão completamente. 
Na imensidão não há temporalidade, não há motivos nem causas, não há relações de causalidade, mas o tempo e o espaço encontraram-se e iniciaram o processo conducente ao nosso protouniverso; 
depois a massa encontrou estas duas grandezas e a zona comum entre massa-espaço-tempo foi o protouniverso o qual consistiu na maior densidade possível da matéria na realidade física. 
O universo que habitamos, este universo nosso conhecido, teve origem quando a temperatura encontrou o protouniverso, ou seja, a zona comum (massa-espaço-tempo), assim ocorreu o Big Bang e iniciou-se a expansão do universo. Posteriormente as grandezas continuaram a encontrar-se pelo que parcialmente se juntou a luz, electricidade e quantidade de matéria. É o aumentar da zona comum entre estas sete partes ou grandezas fundamentais que provoca a expansão do universo nosso conhecido. 
Na imensidão, uma zona comum de massa e espaço mas sem temperatura nem luz, próxima, adjacente ou em contacto com o nosso universo, poderá causar fenómenos densitários ou gravitacionais, não captáveis por ondas electromagnéticas ou térmicas; a isto se chama matéria escura; a correspondente é a energia escura, ou seja, energia não termodinâmica. Considerando que o nosso universo é constituído por uma zona comum de sete grandezas fundamentais, então facilmente se compreende que várias outras zonas comuns de apenas algumas destas grandezas como electricidade, luz, espaço, tempo etc. estando em contacto, próximas ou adjacentes ao nosso universo poderão causar distorções nas leis físicas tidas por, entre outras combinações possíveis,  electricidade escura, luz escura, espaço escuro, tempo escuro etc. 
Se uma parte ou grandeza da imensidão, completamente diferente, se vier a encontrar e parcialmente juntar com a zona comum das sete grandezas fundamentais, nossas conhecidas, então o nosso universo tornar-se-á num universo radicalmente diferente. Se as sete partes ou grandezas fundamentais, do nosso universo, se começarem a afastar e a respectiva zona comum começar a diminuir até desaparecer, então será o fim do nosso universo. 
Doutor Patrício Leite, 8 de Março de 2016