Princípio do Universo - Teoria das Partes

Os fundamentos do conhecimento e da sabedoria, ainda que irracionais, ainda que meras crenças, ainda que meras produções fictícias; assentam na mensurabilidade, assentam em grandezas fundamentais. Estas grandezas são estipuladas pela ciência física mas reportam-se a todas as ciências, a todo o conhecimento humano. As grandezas fundamentais da física agrupam-se em duas categorias: a mecânica e a termodinâmica. Antes do início, antes do princípio do universo, existia a desordem caótica absoluta, o caos de partes separadas e que não se relacionavam. Entre outras partes separadas, que até agora o ser humano ainda não captou, existiam as grandezas relacionadas com a termodinâmica como a temperatura, a intensidade de corrente eléctrica e a intensidade luminosa mas, por outro lado, também separadamente, existiam as grandezas relacionadas com a mecânica como a massa e a gravidade, o comprimento e a quantidade de matéria.
O princípio do universo conhecido, o início de todo o universo, ocorreu quando as partes relacionadas com a termodinâmica se encontraram com as partes relacionadas com a mecânica. O universo não teve início com um big-bang, com uma explosão inicial; a ideia de que o universo se iniciou com uma grande explosão, serve para atrair a atenção mas não corresponde à verdade, não corresponde à realidade dos factos; o universo iniciou-se quando as grandezas relacionadas com a termodinâmica se encontraram com as grandezas relacionadas com a mecânica. Após esse momento de encontro inicial, que é a origem do universo nosso conhecido, mas também a origem do tempo; as grandezas relacionadas com a termodinâmica e com a mecânica continuaram a avançar umas sobre as outras, a fundir-se, a fazer o universo crescer, a causar a expansão do universo e justificar, entre outras, a radiação cósmica de fundo.
A ideia de leis físicas, imutáveis e presentes desde um proto-universo altamente condensado, é uma ideia estática, uma ideia parada, uma ideia que supõe que alguma vez o ser humano vai alcançar a sabedoria absoluta, ou seja, vai conhecer as leis que regem o universo desde a sua formação, desde o seu início. Isto é ridículo, as leis que regem o universo mudam, e mudam na grandeza espácio-temporal mas também em relação com outras grandezas fundamentais, mudam também pela introdução de novas grandezas fundamentais; por exemplo a gravidade poderia estar separada da massa e do espaço no momento inicial, no momento em que a temperatura encontra a massa e se dá a origem do tempo e do espaço. Posteriormente, enquanto a fusão entre temperatura, massa, espaço e tempo continuava e por isso o universo se estava continuamente a expandir, surge por exemplo a gravidade, ou a luminosidade, ou a corrente eléctrica que iniciam a sua continua fusão com esse universo primitivo, para originar o universo tal como o conhecemos na actualidade. Assim a gravidade, ou as outras grandezas enunciadas, teriam surgido depois do tempo. É necessário mais raciocínio lógico cientifico, no entanto esta teoria de que as grandezas fundamentais que impregnam todo o actual universo conhecido não surgiram em simultâneo, que antes e depois do inicio do tempo se encontravam separadas e novas grandezas fundamentais, até agora desconhecidas e separadas deste universo, poderão surgir e com este se fundir, fornece uma ideia de dinâmica.
Na realidade o universo não é estático, repito, o actual universo, nosso conhecido, teve início quando as grandezas fundamentais relacionadas com a termodinâmica se juntaram e fundiram com as grandezas fundamentais relacionadas com a mecânica. Assim nasceu e está em expansão o nosso universo. Mas podem existir muitos outros universos, pode mesmo acontecer que o nosso universo termine ou mude de forma radical, para isto basta que uma grandeza, ou um grupo de grandezas, completamente novas, comece a impregnar as restantes grandezas fundamentais do nosso universo; foi isso que aconteceu desde o seu início, desde o princípio do nosso universo: a temperatura e a massa deram origem ao nosso universo, ao tempo, mas logo outras grandezas fundamentais o alteraram, e ao longo desse mesmo tempo, o universo tem evoluído com mudança das leis que o regem e governam até a actualidade.
Basta um novo grupo de grandezas fundamentais, até agora desconhecidas, começar a impregnar e se expandir neste universo para o termos completamente alterado, com novas leis que o regem e governam. A interacção entre partes separadas, partes estas que no caos absoluto, na desordem completa, deram origem a alguma ordem, formou o nosso universo como ele é conhecido por nós mas, a interacção, entre diferentes grandezas, entre diferentes partes do caos, pode ocorrer nessa imensidão caótica e originar outros universos, outras ordens, outros seres organizados.
                         Doutor Patrício Leite, 4 de Fevereiro de 2015